quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projecto Zona divulgado em Viana do Castelo

Na última edição da revista Viana Social e Cultural foi publicado um artigo dedicado à Zona e à divulgação da Associação Tentáculo. Agradecemos ao director da revista, Alexandre Marta, pelo entusiasmo e a vontade de divulgar este nosso projecto.







quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALELUIA... A Zona Negra 2 chegou!

Bom, vencido o enguiço aqui está o novo número da Zona, dedicado ao terror. Chama-se Zona Negra 2 e devido a vários imprevistos aos quais somos alheios, não pôde estar presente no Festival da Amadora nem no Fórum Fantástico... só chegou hoje mas felizmente, e finalmente, agora está em boas condições.

Ao todo são 28 autores, na grande maioria nacionais embora conte com a participação de 2 argentinos, entre a BD, a ilustração e o texto literário (nesta edição, "Cancro Artrópode" de André Adónis). Esta edição conta ainda com uma entrevista ao autor Manuel Alves, que está com o projecto desde o seu início.

Outra novidade, e apesar de ainda não ostentar o logótipo, é ser a primeira edição publicada sob a chancela da recém criada Associação Tentáculo. Novidades acerca dela e da apresentação ao público da Zona Negra 2 (desta vez com revistas à venda) para breve.

domingo, 14 de novembro de 2010

Zona - Forum Fantástico

Depois de uma primeira apresentação no Festival da Amadora, a revista “Zona Negra 2” continua a percorrer o seu caminho de divulgação.

Domingo, 14 de Novembro, o Fil e o André Oliveira irão estar presentes no Forúm Fantástico para mais uma vez darem a conhecer o mais recente número da Zona, aquele que é editado pela primeira vez pelo selo desta Associação.

Infelizmente, devido a problemas técnicos na gráfica, ainda não é garantido que tenhamos exemplares disponíveis para venda, pois aqueles que recebemos não estão nas devidas condições.

Podem consultar o programa clicando aqui.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Zona Gráfica - Zombie Queen

A ilustração "Zombie Queen", da autoria de Tiago Pimentel, foi publicado no volume 1 da Zona Gráfica, onde reinaram os trabalhos a preto e branco.


Nascido em 1981, Tiago Pimentel desde cedo foi influenciado por personagens como Mandrake, Homem-Aranha, ou Michel Vaillant, tendo começado a desenhar aos 7 anos de idade. Frequentou o curso de Design Gráfico do I.A.D.E., tendo entretanto começado a trabalhar no mercado dos videojogos como concept artist e director artístico. Hoje em dia, trabalha em regime freelance, tanto em videojogos como em arte conceptual e ilustração. Está em processo de criar o seu primeiro livro de BD.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Zona Fantástica - Catacumba

A Zona Fantástica foi o palco da primeira parte de uma BD de António Valjean (o prólogo, digamos assim), centrada no personagem Catacumba. Entretanto, a continuação da saga de Catacumba foi publicada no volume II da Zona Gráfica, pelo que vale a pena continuarem a seguir este personagem.

Desde muito pequeno que António Valjean é um apaixonado da banda desenhada. Isso levou-o a seguir o caminho das artes, tendo terminado o secundário na área de Arte e Design. Mais tarde, tirou o Curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Deu várias formações de BD ao longo dos anos e em vários locais de Portugal, e é actualmente presidente do Grupo BeDéfilo Sobredense.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

21º Amadora BD - 2º fim-de-semana

Em pleno fim-de-semana de Halloween, os artistas da Zona voltaram a estar presentes nas sessões de autógrafos do festival Amadora BD. Sábado foi um dia especialmente importante, uma vez que foi oficialmente apresentada a Zona Negra 2. A apresentação correu bastante bem, tendo em conta as circunstâncias, e os trabalhos mostrados foram bem recebidos por quem estava na audiência. Mais um fim-de-semana de balanço positivo. Posto isto, vamos a mais uma foto-reportagem!

Hugo Teixeira, João Raz e Pedro Carvalho em plena sessão de autógrafos.






Carla Rodrigues. Foto de Nuno Neves.

Fil e André Oliveira no lançamento da Zona Negra 2.

Para completar o resumo do fim-de-semana, podem dirigir-se aqui e ver uma reportagem feita no próprio festival, com muito artista da Zona a rabiscar.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

21º Amadora BD - 1º fim-de-semana

O Festival Amadora BD começou no passado dia 23 de Outubro e contou, logo nesse fim-de-semana, com a presença de alguns autores participantes em edições da Zona a dar autógrafos. Fiquem então com uma pequena reportagem fotográfica, com as fotos de Hugo Lima, desse primeiro fim-de-semana na Amadora.

Richard Câmara

Joana Afonso


Fil



Fil e Richard Câmara na mesa de autógrafos, com outros artistas.

Nos próximos dias, vão haver updates relativos ao segundo fim-de-semana. Fiquem atentos!