quarta-feira, 26 de maio de 2010

ZONA Gráfica

Aí está a Zona Gráfica, a quarta edição da revista alternativa Zona, lançada exactamente um ano após o lançamento do número inaugural: a Zona Zero. Este número apresenta a particularidade de pela primeira se desdobrar em duas partes: o volume I a preto e branco e o volume II a cores.

Além disso, apresenta outras novidades como a introdução de alguns projectos mais extensos que estão a ser desenvolvidos por autores nacionais e que são pela primeira vez desvendados (como são exemplos ”Os Trovejantes” de Carlos Páscoa e “Uma História de Lobisomens” de André Oliveira e Filipe Andrade). Outra inovação é a inclusão de entrevistas com autores da Zona, que nos falam um pouco do seu trabalho e que assim se dão um pouco mais a conhecer ao público. Por fim, apesar de sempre termos revelado abertura a outros tipos de expressão além da BD e ilustração, nunca tinha sido publicado nenhum texto literário. Nunca, até agora, com a inclusão do texto ilustrado “Matrioshka” no volume I. O segundo volume é marcado pela conclusão do WWMM, que Hugo Teixeira tinha iniciado na Zona Zero, e pela continuação da BD “Catacumba”, de António Valjean, cujo prólogo havia sido publicado na Zona Fantástica e que terá continuação no futuro.

A Zona Gráfica conta ainda com um leque substancial de autores estreantes neste projecto, alguns dos quais estrangeiros. É com alegria que recebemos assim 4 novos artistas brasileiros e outros 3 dos Estados Unidos da América. É ainda o maior número até agora, mantendo o crescimento evidenciado anteriormente, com 158 páginas no total (106 só neste volume). Este tamanho deve-se sobretudo à apresentação de diversos trabalhos com tamanhos acima da média, quanto ao número de páginas, como é o caso das BD’s "O.R.L.A" e "E sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair".

Este número poderá ser adquirido directamente a nós através do e-mail zona.bd@gmail.com, com oferta de portes para Portugal.

Além disso estará à venda no Festival Internacional de BD de Beja e em breve estará também disponível em diversos pontos de venda, dos quais iremos divulgar uma lista em breve.

Esperamos ver-vos a todos por lá!

André oliveira
Fil

quinta-feira, 20 de maio de 2010

ZONA GRÁFICA - volume II


O segundo volume tem 52 páginas, totalmente a cores.

Em baixo apresentamos uma versão um bocado mais comprimida da ilustração da capa. Esta foi criada pelo Manuel Alves, autor que tem participado na Zona regularmente desde o seu lançamento! Aqui apresenta-nos mais uma ilustração em grande estilo como nos tem já habituado.

---

The second volume has 52 fully coloured pages.

Bellow, we show a compressed version of this cover, which was done by Manuel Alves. Manuel Alves has participated in all Zona numbers and has usual presents us very stylish composition and execution.



Indíce:

Contents:



 

ZONA GRÁFICA - volume I


A Zona Gráfica será apresentada no próximo dia 30, no Festival Internacional de BD de Beja.

O primeiro volume terá 106 páginas e foi produzido em preto e branco, com a capa a cores.

A figura abaixo é uma secção da capa, que foi criada pelo Z! (artista previamente conhecido como José Pinto Coelho :D), que mais uma vez fez um excelente trabalho!


Zona Gráfica (Graphic Zone) will be presented at the 30th of May in the International Comics Festival in Beja. It is composed of two volumes.

The first one will have 106 pages, in black and white, with coloured cover.

The picture bellow is a section of this cover, done by Z! (previously know as José Pinto Coelho :D). He has done a great job!



Podem ainda consultar o índice abaixo.


Contents bellow.




terça-feira, 18 de maio de 2010

Zona Fantástica - Filipe Coelho

Os Porteiros

A BD de 3 páginas "Os Porteiros", incluída na Zona Fantástica, é da autoria de Filipe Coelho. Segue-se um pequeno excerto deste mesmo trabalho.




Descrevendo-se em poucas palavras, Filipe Coelho diz ser "alguém que gosta de criar". Do design gráfico, ao desenho, ilustração, arte sequencial e passando pela fotografia, o empenho em transmitir uma mensagem, uma ideia, um conceito, é constante. Na banda desenhada, Filipe procura criar histórias e ideias que não só entusiasmem os leitores, mas que também os façam pensar... um duplo desafio para quem gosta mais de falar por imagens do que por palavras.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

novos trabalhos para - Zona Negra 2010 - call for submissions


Hi all,

Zona Comics is looking for new submissions for the next two number to be published: Zona Negra 2010, which will be launched later this year. The theme is "Horror".

We will be accepting submissions until about the 15th of July.

We are mostly looking for black and white comics or illustrations, but are opened to other arts.

if you have coloured work contact us since it may be possible to include coloured work.

Works must be at least in A4 format (297 x 210 mm), with 300 dpis.  

contact: projecto.livro.01@gmail.com


-------------


Olá a todos.


A Zona procura trabalhos para um novo número a ser lançada ainda este ano, a Zona Negra 2010. Como antes o tema será "Terror".

o prazo para envio de trabalhos será 15 de julho, mas como de costume, contactem-nos com maior antecedência.

Estamos à procura sobretudo de trabalhos a preto e branco, mas se tiverem trabalhos a cores contactem-nos pois poderá eventualmente ser possível inlcuir alguns trabalhos coloridos.

O formato dos trabalhos deve ser no mínimo A4, a 300 dpis. 

contacto: projecto.livro.01@gmail.com

domingo, 16 de maio de 2010

Novidades - ZONA - News

Olá a todos, venho aqui deixar algumas novidades sobre a Zona:

O próximo número, a Zona Gráfica, será lançado a dia 29 de Maio no Festival Internacional de BD de Beja. Este número será composto por dois volumes:

Volume I- a preto e branco/escala de cinza, terá 106 páginas, com a participação de diversos autores que já antes participaram na Zona e alguns novos autores. Este volume conterá algumas BDs um pouco mais longo do que tem sido habitual.

Volume II- Número a cores, com 52 páginas. Mais uma vez com alguns autores repetentes e algumas novidades.

Este será sem dúvida o maior número até agora, com 158 páginas ao todo (o último, a Zona Fantástica, tinha sido o maior volume até ao momento com 80 páginas).

Este número apresenta a variedade habitual e contém alguns trabalhos de excelente nível!

Estejam atentos para mais novidades!

------------------


Hello everyone, I come here to leave some news about Zona (Zone):

The next number, Zona Gráfica (Graphic Zone), will be released on 29th of May at the Internacional Comic festival at Beja. This number will consist of two volumes:

Volume I, black and white / grayscale, has 106 pages. With the participation of several authors who have previously published their works in the Zona and some newcomers. Some of the comics in this volume are also longer than it has been usual in the Zona.

Volume II- In color, 52 pages. Again with some new authors and some of the usual Zona artists.

This will undoubtedly be the largest number so far, with a total of 158 pages (the latter- Zona Fantástica- had been the largest issue so far, with 80 pages.)

This issue shows the usual variability and contains some excellent stuff!

Stay tuned for more news!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Zona Fantástica - Mariana Perry

In Memoriam

Mariana Perry criou o trabalho de duas páginas "In Memoriam" para a Zona Fantástica, do qual foi retirado este excerto.



Mariana Perry nasceu em Macau e cresceu rodeada de lápis de
côr, papel de seda e templos encarnados, bafejados de incenso. Já em Lisboa, licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes. Com trabalhos publicados em fanzines vários e dedicados e revistas e jornais universitários, os trabalhos mais importantes sempre ficaram entre os grupos de conversa enfiada, os melhores amigos e as páginas digitais, à laia de diários descontinuados.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Zona Fantástica - João Vasco Leal

The Dragon Tamer

"The Dragon Tamer" é o título da ilustração elaborada por João Vasco Leal para a Zona Fantástica.



João Vasco frequentou o curso de Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes, e concluiu ainda o curso de Animação 2D e 3D na Restart. Enquanto aluno da faculdade de Belas-Artes, fez parte do núcleo de BD, Ilustração e Argumento, o que lhe permitiu participar em algumas exposições, nomeadamente na Casa Fernando Pessoa. Actualmente, dedica-se ao webdesign e ilustração.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Zona Fantástica - Eduardo Monteiro

Neutral Zone - At War

A Zona Fantástica conta com dois trabalhos do ilustrador Eduardo Monteiro. Um deles é este "Neutral Zone - At War".



Natural de Abrantes, Eduardo Monteiro frequenta o curso de Design Gráfico e Multimédia na ESAD, com vista a tornar-se ilustrador profissional e autor de banda desenhada. Participou já em vários projectos, como o Artefacto, Zona Zero, Zona Negra, Zona Fantástica, e demais fanzines em preparação. Eduardo cita Jim Lee e Todd MacFarlane como as suas principais influências a nível de BD, e Boris Valejo e Frank Frazetta a nível de ilustração. Destaca ainda Salvador Dali e correntes como a pintura Surrealista, Cubista e Impressionista, que tenta incluir em pequenos apontamentos na sua arte digital.